terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cabo Frio comemora Dia Nacional do Idoso


 O próximo final de semana será de festa e prestação de diversos serviços para a população da terceira idade, em Cabo Frio. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Geral da Melhor Idade, a Prefeitura vai comemorar o Dia Nacional do Idoso com uma vasta programação em Tamoios, no Peró e no Centro da cidade.
- A data 1º de outubro é muito especial para todos nós que trabalhamos com a terceira idade e, no momento em que ampliamos nossas forças nesta causa, temos inúmeros motivos para comemorar o Dia Nacional do Idoso - relatou a Coordenadora Geral da Melhor Idade e Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Cabo Frio, Cristiane Fernandes.
Durante os dias 23, 24 e 25 de novembro, a coordenadora da pasta estará em Brasília, na condição de Delegada Estadual, com direito a voz e voto e defendendo as propostas que o Estado do Rio de Janeiro apresentará na Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Ela considera 2011 um ano de valiosas conquistas para a terceira idade:
- A atuação da Prefeitura de Cabo Frio junto aos idosos elevou nosso município a uma posição de destaque nesta questão. Este ano, ultrapassamos a marca dos sete mil atendimentos/mês no Centro Especializado da Melhor Idade, fortalecemos o plano de expansão e melhoramos a acessibilidade dos serviços gratuitos do CEMI com a implantação de pólos da Coordenadoria Geral da Melhor Idade no Peró e no Porto do Carro. Estamos presenciando, com grande alegria, a materialização de um sonho: a construção do abrigo municipal para idosos no bairro Reserva do Peró. Diante de tantas conquistas, hoje, a terceira idade vive um momento ímpar e uma história feliz em Cabo Frio - avaliou Cristiane Fernandes.
As atividades da programação especial pelo Dia Nacional do Idoso em Cabo Frio começam nesta sexta-feira, 30 de setembro, no Clube da Melhor Idade de Tamoios, Segundo Distrito. No espaço que funciona ao lado do Ginásio Poliesportivo Municipal, a partir das 8h, a equipe da Coordenadoria Geral da Melhor Idade estará desenvolvendo atividades físicas assistidas para idosos como alongamento e ginástica, atendimentos nas áreas jurídicas e da fisioterapia, serviços de salão de beleza e do Conselho Municipal do Idoso, do CRAS e do CREAS.
Também haverá palestra com o tema central da Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”. Ainda como parte da programação do Dia Nacional do Idoso em Tamoios, haverá exibição do filme “A Liga da Melhor Idade em: A Violência”, produzido pelos alunos do curso de teatro e TV do CEMI e vencedor de dois prêmios no V Festival Curta Cabo Frio. Também na sexta-feira, dia 30, à tarde, haverá Culto Ecumênico e visitação às obras do Abrigo Municipal para Idosos que está sendo construído no bairro Reserva do Peró.
No sábado, 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso será festejado na Praça Porto Rocha com extensa programação. A partir das 7h30 haverá aula de alongamento e ginástica com aferição de pressão arterial e, em seguida, caminhada em defesa dos direitos dos idosos pelas ruas do centro de Cabo Frio. Ainda na parte da manhã, após a caminhada, os idosos receberão, na praça principal da cidade, café da manhã, atendimentos jurídicos, de fisioterapia, do Conselho Municipal do Idoso, do salão da melhor idade, do CRAS e do CREAS. À tarde, a partir das 17h, ainda na Praça Porto Rocha, haverá aulas de dança de salão, exibição do filme “A Liga da Melhor Idade em: A Violência”, palestras sobre os direitos da pessoa idosa e show musical. Todos os serviços e atividades da programação especial do Dia Nacional do Idoso em Cabo Frio serão gratuitos.


Souza Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário