sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cinema e Dança em Cabo Frio

Festivais de cinema e dança agitam final de semana da cidade


Programação cultural é o que não faltará neste final de semana cabofriense. Para os amantes da sétima arte, desde o último dia 2 de setembro, está sendo realizado na cidade o V Curta Cabo Frio, maior festival audiovisual da Costa do Sol. Já para os apreciadores de música clássica, ballet e dança em geral, Cabo Frio deu início, na última quarta-feira, dia 7, ao VII Festival Internacional de Dança. As atividades dos dois eventos prosseguem até o próximo domingo, dia 11, ambos com entrada gratuita.
Nesta sexta-feira, dia 9, o Festival de Dança, que acontece no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, contará com performances do Ballet Márcia Sampaio, a partir das 17h, com a coreografia “Reencontro” e “Quadro de Degas”, do coreógrafo Heron Nobre; e “Celebration”, coreografada porHenrique Talmah. Ao longo destas, haverá apresentações da Mostra Competitiva.
Às 19h30, será feita uma homenagem a Oswald Berry, formado pela Escola Nacional de Dança em Montevidéu, Uruguai, onde também fez parte do Ballet Oficial; coreógrafo das redes de televisão Globo e Bandeirantes; responsável por coreografias de diversas comissões de frente do carnaval carioca; recentemente homenageado pelo Conselho Brasileiro de Dança. Ao final do dia, acontecerá a premiação com medalhas e troféus aos 1°, 2° e 3° lugares.
No dia 10 de setembro, sábado, a apresentação dos convidados começará às 16h, com as coreografias “La Vivandière”, de Arthur Saint-Léon, do Ballet Márcia Sampaio, e “Tíndaro Silvano”, da Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, ensinada pelas professoras e ensaiadoras Maria Angélica Fiorani e Anna Elizabeth Alexandre. A Mostra Competitiva acontece entre uma exibição e outra. Às 20h, haverá a Mostra Competitiva Dança de Rua. Após, cerimônia de premiação dos 1°, 2° e 3° lugares, com entrega de medalhas e troféus. Além disso, a bailarina Cristina Martinelli será homenageada.
O último dia do evento começa às 15h, com Mostra Competitiva de Jazz, seguida de Mostra Competitiva de Dança a Caráter e Danças Populares e Dança de Salão, às 17h. Encerrando o VII Festival Internacional de Dança, haverá a premiação dos 1°, 2° e 3° lugares, com medalhas e troféus, além de uma premiação especial.
Outra opção para este final de semana é o V Curta Cabo Frio. Nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 14h, acontece a Mostra Competitiva Escolas, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Às 19h, serão exibidos os filmes concorrentes da Mostra Competitiva Curta Digital e, às 21h, os da Mostra Competitiva Longa Digital. A Casa Ateliê Carlos Scliar exibirá filmes da Mostra Competitiva Escola, a partir das 14h, e Mostra Competitiva Longa Digital, às 18h. Ainda na sexta-feira, o festival estará em São Cristóvão, às 20h, com a Mostra Curta Cabo Frio nos Bairros, exibindo o filme de ficção “Desenrola”, dirigido por Rosane Svartman.
No sábado, dia 10, acontecerá a cerimônia de premiação dos melhores de todas as categorias concorrentes. Na ocasião haverá a pré-estréia do filme “Lembrar para não esquecer”, documentário dirigido pelo cineasta Milton Alencar Júnior.
Mesmo após o fim das competições, no domingo, dia 11, ainda terá exibição da Mostra Meio Ambiente, no Teatro Municipal, com o filme “Enchente”, dos diretores Julio Pecly e Paulo Silva. Às 20h30 haverá a Última Sessão, com o filme “Elvis e Madona”, dirigido por Marcelo Laffitte.
Para outras informações, entrar em contato com a organização dos festivais. Festival Curta Cabo Frio – Emes Entertainment: (22) 2648-1111 ou acessar o site oficialhttp://www.festivalcurtacabofrio.com.br. Festival Internacional de Dança: (22) 2647-6227 / (22) 9966-0579.


Carolina Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário