quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Festival de Cinema em Cabo frio


Programação do V Curta Cabo Frio começa nesta sexta-feira, dia 2 de setembro


A partir desta sexta-feira, dia 2 de setembro, os cabofrienses e visitantes da cidade poderão usufruir da quinta edição do Festival Curta Cabo Frio, maior evento de audiovisual da Costa do Sol. O evento se estenderá até o dia 11 deste mês.
A programação terá início às 19h do dia 2, na Casa Ateliê Carlos Scliar, com inauguração da Sala de Cinema Nelson Pereira dos Santos, que, mesmo após o festival, continuará recebendo sessões semanais de filmes. Às 20h30 haverá apresentação do Prêmio Cabo Free Pelo Respeito à Diversidade, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
A cerimônia de abertura oficial do festival, somente para convidados, acontecerá no sábado, dia 3 de setembro, no teatro cabofriense, com exibição do curta “O Bolo”, que conta a história de uma empregada doméstica religiosa vivendo situações hilárias ao provar um bolo feito com hemp. As sensações do "doce mágico" despertam sua sensualidade e ela encontra no porteiro a realização de suas secretas fantasias sexuais. O filme tem direção de Robert Guimarães.
De acordo com o diretor do Curta Cabo Frio, Miguel Fornaciari, 660 filmes, em diferentes bitolas e formatos, foram inscritos para participar do festival. Destes, 128 foram selecionados, reunindo curtas originados de várias partes do país como Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul. Filmes da Região dos Lagos, incluindo os das escolas municipais, também serão exibidos no Curta Cabo Frio.
Os curtas, médias e longas serão exibidos em quatro mostras competitivas e 16 mostras não-competitivas. O diferencial deste ano, ainda de acordo com Fornaciari, fica por conta da mostra competitiva de longas digitais, trazendo para discussão a produção de longas-metragens de baixo orçamento produzidos no formato digital, com temática livre.
O Curta Cabo Frio realiza exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em escolas, bairros e universidades, permitindo acesso de diferentes públicos.
- Uma das novidades desta edição será o “Caminho do Curta”, quando, durante os dez dias do evento, exibiremos filmes em escolas e praças da cidade, como a Praça Porto Rocha, facilitando, ainda mais, o acesso de toda população ao festival. Também inovamos o Prêmio Curta Escola dividindo-o em três categorias: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª e 2° grau/Ensino Médio, além das atrações interativas no Teatro Municipal para sessões escolares. A premiação será para o melhor curta de cada categoria – contou Fornaciari.
Nos meses posteriores ao festival, bairros e escolas do município receberão mostras itinerantes. Também haverá exibição em outras cidades da Região dos Lagos, por meio do projeto “Curta Cabo Frio o Ano Inteiro”.
A programação completa do V Curta Cabo Frio encontra-se no site oficialhttp://www.festivalcurtacabofrio.com.br. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo número da EMES Entertainment: (22) 2648-1111.


Carolina Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário