quinta-feira, 28 de junho de 2012

Censc Mulher realiza projeto "Cidadania Mirim"


 
            O Centro de Saúde e Cultura da Mulher (Censc) de Cabo Frio, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, realiza no próximo sábado, dia 30, a partir das 10h, na Praça Porto Rocha, o projeto “Cidadania Mirim”. A ação é voltada para crianças da rede municipal de ensino e o objetivo é o lançamento da campanha “Cabo Frio em Nossas Mãos: Não Venda Seu Voto!”. A primeira instituição a participar da iniciativa é a Escola Municipal do Braga.
            O projeto, realizado pelo núcleo de Educação & Cidadania do Ponto de Cultura “Infância: Patrimônio da Humanidade” em parceria com o Censc Mulher, conta com a participação de representantes da OAB e o Instituto Ecoar. Na ação, a infância será representada pela ginástica olímpica do projeto Novo Cidadão, juntamente com outras ações culturais e haverá, ainda, a Banda Brilho, que apresentará canções com temática social na voz de Carlinhos Borges.
            - Exemplo de consciência e cidadania como forma de amar a cidade – disse Susiane Borges, diretora do Censc Mulher.


Nicia Carvalho

Expo Gospel 2012 acontece entre os dias 19 e 21 de julho




Entre os dias 19 e 21 de julho, o Espaço de Eventos de Cabo Frio receberá a Expo Gospel 2012. O evento, de cunho religioso, que é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Geral de Eventos, em parceria com a Catedral da Assembléia de Deus de Cabo Frio, deve reunir mais de 50 mil pessoas por noite nesta quarta edição.
Diversas atrações, entre cantores da música gospel e prelatores de todas as partes do país, são esperados nos três dias de evento. Nomes como Juliana Reame, Fabiano Barcellos, Bruna Karlla, Fernanda Brum, Thalles Roberto, Fabiano Barcellos, Ministério Catedral, Marquinhos Gomes, Cantor PG, Pregador Luo, Lívingston Farias, David Quinlan e Fernandinho de Campos já confirmaram presença no encontro de adoração.
Com organização do pastor e cantor Lívingston Farias, a Expo Gospel já é considerada uma referência em toda uma região sudeste, ficando atrás apenas da Expo Cristã de São Paulo:
- Apesar de ser um grande evento, a Expo Gospel é caracterizada pela fraternidade e conta com a presença maciça dos jovens e de inúmeras famílias, além do conselho de pastores da cidade de Cabo Frio. Estamos trazendo as maiores expressões da cultura evangélica do país para abrilhantar, ainda mais, este encontro de paz – disse ele.

Segue, abaixo, a programação completa do evento:

Dia 19 (quinta-feira):
18h – Abertura dos portões;
19h20 – Saudação inicial com Pr. Samuel;
Louvor: Juliana Reame, Fabiano Barcellos, Bruna Karlla, Fernanda Brum e Thalles Roberto.

Dia 20 (sexta-feira):
18h – Abertura dos portões;
19h – Saudação inicial com Pr. Samuel;
Louvor: Fabiano Barcellos, Ministério Catedral,Marquinhos Gomes, Cantor PG e Pregador Luo.

Dia 21 (sábado):
18h – Abertura dos Portões;
Louvor: Fabiano Barcellos, Lívingston Farias, David Quinlan, e Fernandinho de Campos.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.expogospelcabofrio.com.br.


Adriane Andrade

Sobrevoo busca identificação de crimes ambientais em Cabo Frio



Foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 27 de junho, um sobrevoo no município de Cabo Frio com o objetivo de identificar ocupações irregulares, áreas de risco, parcelamento de solos sem licenças, ocupações irregulares das faixas marginais dos Rios Gargoá, São João e Una, além de crimes ambientais na Praia da Rasa, no Distrito de Tamoios e na Estrada do Guriri.
Participaram da operação de observação o Coordenador Geral de Meio Ambiente, Julio Cesar Calvo, representante do Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Carlos Victor da Rocha Mendes, promotores do Ministério Público Estadual, o Coronel Gilson da Costa, Secretário Municipal de Ordem Pública, o Coronel Padrone, da CICCA (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), além de representantes do Instituto Estadual do Ambiente – INEA.
Após a operação, serão definidas as ações que serão tomadas pelo município, em parceria com os órgãos estaduais e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio - para combater os crimes ambientais.
Também nesta manhã se reuniu, no Parque Natural Dormitório das Garças, o Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONDEMA.

Viviane Teixeira

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto Curta na Praça estará em Cabo Frio neste fim de semana na Praça de São Cristóvão


 
O Projeto Curta na Praça – projeto de cunho social que tem como objetivo viabilizar o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas metragens – voltará a Cabo Frio neste fim de semana, sábado e domingo, dias 30 de junho e 1° de julho, em duas sessões por dia. Esta já é a quinta edição do projeto e a segunda vez que vem a Cabo Frio.
A exibição dos 24 premiados curtas de animação, ficção e documentários será na Praça de São Cristóvão, com direito a pipoca e refrigerante de graça, às 18h30 e 20h30, com cerca de seis curtas por sessão.
A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curta-metragens recentes que, geralmente, estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu 12 mil pessoas, em 2011, nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando uma média de 20 mil espectadores.
Com apoio da Coca-Cola, das Secretarias de Cultura e de Educação de Cabo Frio pelo quarto ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil Petróleo, o projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. A cada sessão serão realizados sorteios de camisetas, latas de filmes, bolsas e, para completar, os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Haverá ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações.

Programação:

30/06 (sábado) - Sessão 1 - 18h30
“As Férias de Lord Lucas” (Ficção) 2009 - 16 minutos/RS*
Direção: Tatiana Nequete
Sinopse: Uma marca roxa no pescoço da irmã deixa Lucas preocupado. Ele tem certeza que ela foi mordida por um vampiro. A partir daí, o menino viverá momentos hilários e confusos.

“Vai dar Samba” (Animação) 2005 - 11 minutos/RJ*
Direção: Humberto Avelar
Sinopse: Cinco crianças se reúnem numa loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música.

“Menina Espantalho” (Ficção) 2008 - 12 minutos/MG*
Direção: Cassio Pereira dos Santos
Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro.  Quando ele vai à escola, ela é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

“Gol a Gol” (Ficção) 2008 - 12 minutos/RS*
Direção: Bruno Carvalho
Sinopse: Gus é o melhor jogador de futebol da escola. No seu último dia de aula, ele é desafiado pelo irmão menor e deverá escolher entre ganhar o jogo ou dar uma chance ao caçula. 

“Contatos Siderais Antes do Colegial” (Ficção) 2009 - 15 minutos/SP*
Direção: Ale McHaddo
Sinopse: Eles criaram uma antena para receber mensagens do espaço, mas o  que receberam foi um pequeno meteoro verde! O que os eles não sabiam é que era na verdade um casulo.

30/06 (sábado) - Sessão 2 - 20h30

“A Fábula da Corrupção” (Animação) 2010 - 8 minutos/RS*
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais até que a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

“Passageiro” (Ficção) 2011 - 13 minutos/RJ
Direção: Bruno Mello
Sinopse: Abel trabalha no Jockey Clube e sofre de narcolepsia (a doença do sono). Um dia, encontra no metrô a mulher dos seus sonhos. Agora basta saber se ela é real. 

“Até o Sol Raiá” (Animação) 2007 – 12 minutos/PE**
Direção: Leandro Amorim/ Fernando Jorge
Sinopse: No filme, personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma vila sertaneja numa noite de festa. 

“Cores e Botas” (Ficção) 2010 – 16 minutos/SP
Direção: Juliana Vicente
Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

“O Gigante do Papelão” (Documentário) 2010 - 11 minutos/RJ*
Direção: Barbara Tavares
Sinopse: "O Gigante do Papelão" é um documentário que conta a história do artista plástico Sergio Cezar e seu poder de transformação. Sergio usa materiais descartados e lixo, para recriar favelas.

“A Vida é Curta” (Ficçao) 2007 - 19 minutos/PE
Direção: Leo Falcão
Sinopse: Um homem decide ir à cidade grande para reconquistar o amor de sua vida. Mas ele só tem 15 minutos pra isto.

01/07 (domingo) - Sessão 1 - 18h30

“Vivi Viravento” (Animação) 2009 - 11 minutos/SP**
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Vivi procura Viravento, um lugar especial, de acordo com sua avó. Ela fica imaginando como seria, um lugar onde as flores tocam música. 

“Mocó Jack”(Animação) 2007 – 11 minutos/GO **
Direção : Luiz Botosso/ Thiago Veiga
Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais. 

“L” (Ficção) 2011 - 21 minutos/SP
Direção: Thaís Fujinaga
Sinopse: Teté odeia seus pés. Quando conhece Héctor, decide mudar sua aparência.

“O Vento” (Animação) 2005 - 9 min/MG
Direção: Sávio Leite
Sinopse: Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores, até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão da igreja.

“Enciclopédia” (Ficção) 2009 - 14 minutos/RS **
Direção: Bruno Gularte Barreto
Sinopse: Alex é um menino tímido e franzino. Ele percebe o mundo através dos verbetes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina.

01/07 (domingo) - Sessão 2 - 18h30

“Glu” (Animação) 2010 - 9 minutos/DF **
Direção: Turma de animação da OZI
Sinopse: Um fazendeiro velho e ranzinza tem sua tranquilidade invadida pelo novo bichinho de estimação de sua mulher.

“Avós” (Ficção) 2009 - 12 minutos/SP
Direção: Michael Wahrmann
Sinopse: Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, que acaba descobrindo que não serve para nada. 

“Retorno de Saturno” (Animação) 2009 - 12 minutos/RS
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.

“O Rim de Napoleão” (Ficção) 2009 - 5 minutos/ SP **
Direção: Fernando Coimbra
Sinopse: Napoleão e Pepe sempre foram adversários. Mas um incidente vai transformar ou não, essa velha relação. 

“Sapateiro” (Documentário) 2011 – 13 minutos/RJ
Direção: João Vargas Pena
Sinopse: O dia a dia de um sapateiro de rua no Rio de Janeiro, e sua luta por uma vida melhor.

“A Guerra de Arturo” (Ficção) 2009 - 20 minutos/SP**
Direção: Julio Taubkin/ Pedro Arantes
Sinopse: Arturo é um funcionário da redação de um jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina.


Viviane Rocha

terça-feira, 26 de junho de 2012

Próxima edição do projeto Jovens Pianistas acontece neste sábado, dia 30 de junho


 
A 39ª edição do projeto Jovens Pianistas será realizado neste sábado, dia 30 de agosto, no Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb, às 20h, com entrada franca. O projeto, que tem apoio da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, trará o pianista Bruno Cruz.
Bruno Cruz iniciou seus estudos aos 11 anos com a professora Míriam Bastos Rocha e concluiu o bacharelado em piano em 2003, na escola de música da UFMG, na classe do professor Miguel Rosseline. Participou de concursos de piano dentre os quais se destacam: XXI Concurso nacional de piano Paulo Giovanini 2004 – primeiro lugar; XIII Concurso nacional de piano Arnaldo Estrella 2004 – terceiro lugar; V Concurso nacional de piano Lorenzo Fernandez 2004 – terceiro lugar; VI Concurso de piano Souza Lima 1997 – terceiro lugar.
Participou de cursos e máster classes com os pianistas: Ricardo Castro, Homero de Magalhães, Luiz Henrique Senise, Mirta Herrera, Eduardo Hazan, Daniel Tarquínio, Alla Dadaian, GilbertoTinetti Sergei Dukachev, Berenice Menegale, Nahim Marum, Valéria Zanini, Maria Tereza Madeira, Eduardo Hubert, Michael Hude, Moura Castro, Miriam Grossman, Paul Trein, Paulo Gazzaneo, Sérgio Monteiro.
Estudou na França no “Conservatoire Regional Du Grand Nancy” sob orientação da professora Catherine Chaufard e, atualmente, se apresenta em recitais, concertos e exerce também intensa atividade como pianista co-repetidor.
Possui um repertório com algumas peças românticas, de caráter virtuosístico que agrada mesmo ao público leigo que não tem muito contato com a música erudita.
Recentemente participou da série “Quarta Erudita” no Palácio das Artes. Há alguns anos participou do trio “Horizontrio” que teve duas críticas do crítico do jornal “Hoje em Dia”, José Carlos Buzellin: “Recital Digno de Profissionais em que Bruno Medeiros se destacou mediante dedilhado virtuoso, excelente domínio de pedais e expressiva dinâmica”. E em outra ocasião: “O Pianista Medeiros, de certa forma, o sustentáculo do trio, deveras primoroso é virtuoso. Consegue empolgar pela fluência dos dedos, domínio dos pedais e sobremaneira pela sensibilidade e talentos raros.”

Programa:

- Chaconne (Bach - Busoni)
- Fantasia em Fá # Menor opus 28 (Mendelssohn)
- Variations Seriéuses (Mendelssohn)
- Noturno opus 27 n° 02 (Chopin)
- Estudo opus 10 n°03 - Tristesse (Chopin)
- Estudo opus 25n°12 - O oceano (Chopin)
- L'isle joyeuse (Debussy)


Viviane Rocha
*Com apoio de Hasenclever da Silva Oliveira

IBGE aponta redução do trabalho infantil em Araruama



 No mês de combate ao trabalho infantil, Araruama acaba de conquistar mais um importante marco rumo ao desenvolvimento: a redução de 34,03% no número de trabalhadores infantis dentro das áreas rural e urbana do município. O levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como base a comparação dos Censos de 2000 e 2010, mas só foi divulgado agora, e revela que em Araruama a redução do trabalho infantil superou em mais do que o dobro a média nacional, que ficou em 13,44%. Na Região dos Lagos, o município também está entre os que registraram maior queda: terceiro lugar, perdendo apenas para Iguaba Grande e Búzios.
- Esse resultado é o reflexo de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido na desde 2009, quando o atual Governo Municipal assumiu a Prefeitura e passou a investir tanto na área social, capacitando os adultos através de cursos e oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para que tenham mais condições de ingresso no mercado de trabalho, ou mesmo de uma renda extra, como na criação de incentivos para a implantação de novas empresas e realização de mais eventos, que geram mais empregos diretos e indiretos para nossa população adulta, evitando que as crianças tenham que continuar atuando como fonte de apoio na renda familiar – comentou Paula Pêgas, secretária municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, lembrando que a tendência é de que essa redução seja ainda maior nos próximos anos por conta de novos investimentos que continuam sendo feitos por toda a cidade.
Até o ano passado o município tinha três CRAS: Mutirão, Ponte dos Leites e Fazendinha, que oferecem cursos de bijuteria, confecção de bolos confeitados, reciclagem, artesanato, manicure e corte e costura. Este ano o Governo Municipal inaugurou o São Vicente de Paulo, que também oferece curso de panificação e confeitaria através do projeto Padaria Social. E, em breve, será a vez de Bananeiras, no distrito de Iguabinha, ganhar um CRAS.
Em janeiro deste ano o programa “Minha Casa, Minha Vida” também chegou em Araruama pelas mãos do atual Governo Municipal, em parceria com os governos Federal e Estadual, que vai entregar 192 casas neste primeiro convênio, já em construção. E tem, ainda, o “Renda Melhor”, que já atende a mais de 5 mil famílias, e o “Bolsa Família”, que já atende mais de 35 mil pessoas, beneficiando famílias araruamenses em situação pobreza e extrema pobreza.
- Para ser beneficiada por qualquer um desses programas, é fundamental que a família mantenha seus filhos na escola. Com isso, além da melhoria na condição de vida com o fim do aluguel e o aumento na renda familiar, incentivamos também a formação educacional destas crianças e evitamos que elas voltem a trabalhar – lembrou Paula.

Taekwondo de Cabo Frio conquista seis medalhas no Estadual


Atletas Cabofrienses Caio e Natan


A equipe cabofriense de taekwondo, que tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, mais uma vez brilhou no Campeonato Estadual da modalidade. Na 4ª etapa da competição, disputada no último domingo, dia 24 de junho, em Deodoro, Rio de Janeiro, os atletas treinados pelo professor Robson Godinho conquistaram seis medalhas na competição.
Os lutadores Rodolpho Ribas e Alex Delorides conquistaram a quarta medalha de ouro em quatro etapas e garantiram o título estadual por antecipação, já que não podem mais ser alcançados.
Outro destaque foi Marcio Garbe, que perdia a luta final, mas conseguiu empatar acertando um chute frontal no rosto de seu adversário levando a luta para o Golden point e ficando com a medalha de prata.
O lutador do Projeto Novo Cidadão, Natan de Souza, conquistou uma medalha de prata em sua primeira competição oficial.

Confira a relação dos medalhistas da 4ª etapa:

Rodolpho Ribas: Ouro;
Alex Delorides: Ouro;
Iomar Penza: Ouro;
Márcio Garbe: Prata;
Natan de Souza: Prata;
Caio da Silva : Bronze.


Julio Avila

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Núcleo de Natação do Projeto Novo Cidadão promove Aulão de Hidroginástica



Alegria, animação e muita disposição. Essas três palavras deram o tom do Aulão de Hidroginástica realizado no último sábado, dia 23 de junho, no Núcleo de Natação do Projeto Novo Cidadão, coordenado por Sérgio Ghetti.
A aula, oferecida às turmas de hidroginástica dos dois turnos, teve um ingrediente especial, bem caipira. Aproveitando os festejos de São João, os organizadores do evento promoveram um aulão temático junino, um verdadeiro ‘arraiá’ na água. Cerca de 50 pessoas dançaram, se exercitaram, se divertiram e confraternizaram na piscina e durante um café da manhã oferecido após a atividade.
O aluno de hidroginástica Severino Vila Nova participou da festiva aula e mostrou satisfação com o Projeto Novo Cidadão:
- Eu faço hidro aqui no núcleo do projeto desde quando começaram as aulas, por indicação de uma amiga. O nível dos professores é excelente e eu venho durante toda semana me exercitar – declarou.
O próximo evento do Núcleo de Natação do Projeto Novo Cidadão está marcado para o dia 7 de julho, quando haverá um Festival de Natação para as crianças de várias faixas etárias que são alunos do projeto.


Julio Avila

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Congresso Europeu de Cariologia será realizado em Cabo Frio




A 59ª edição do Congresso Europeu de Cariologia, o ORCA 2012, será realizada em Cabo Frio, entre os dias 26 e 30 de junho, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Pela primeira vez o evento acontecerá na América Latina. A escolha do Brasil se deu pela relevância da pesquisa brasileira na prevenção da cárie, fato que o país vem demonstrando e publicando, inclusive no exterior.
O evento será presidido pela cirurgiã-dentista e pesquisadora brasileira Sonia Groisman, pós-graduada em Cariologia e Periodontia pela Universidade de Lund (Suécia) e professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ), que declarou:
- A opção por Cabo Frio para sediar o evento deve-se à beleza natural da cidade, que possui praias maravilhosas, e por sua riqueza em monumentos históricos do período da colonização, o que encanta o europeu e agrega valor ao Congresso.
O 59º Congresso Europeu de Cariologia é um importante evento científico de pesquisa clínica em odontologia, com aplicabilidades voltadas para a clínica. Durante cinco dias, os congressistas  compartilharão experiências com colegas e importantes professores de todo o mundo.
- Receberemos 300 congressistas, em sua maioria europeus, e, ainda, brasileiros de diversos estados que terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, aprofundando os conhecimentos científicos. Os participantes também visitarão nossos atrativos turísticos, vivenciando nossa rica história, numa perfeita harmonia entre o trabalho e o lazer – afirmou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.
Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil bebês de 18 a 36 meses têm, em média, um dente cariado. Na região sudeste do país a ocorrência de cárie é de 31 a 39%, enquanto no nordeste pode atingir 97%. Esta situação pode ser prevenida com cuidados odontológicos voltados à mãe e ao filho.
Este e outros temas serão apresentados no maior Congresso internacional de pesquisa em Cariologia, o ORCA 2012. Dentre outros aspectos serão apresentados estudos de causas, formas de tratamento e possibilidades de prevenção da cárie dental e fatores correlatos.
O evento está sendo realizado pela TROPIC Produções e Eventos e pela dentistas.com.br com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, da Faculdade de Odontologia/UFRJ e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, visando disponibilizar ao cirurgião-dentista conhecimento das pesquisas clínicas e científicas para sua atuação diária, assim como subsidiar novas pesquisas e acontecerá logo após o Congresso IADR no Rio de Janeiro 2012, tendo o inglês como língua oficial.
Outras informações: TROPIC Produções e Eventos
(22) 2646 7313.


Eliane Ribeiro

Prefeitura solicita agilidade nas obras de abastecimento de água em Tamoios



Através de um ofício enviado no dia 18 de junho, assinado pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes e pelo Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Carlos Victor da Rocha Mendes, a Prefeitura de Cabo Frio cobrou urgência à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA) na realização de obras, pela Concessionária Prolagos, de infraestrutura para Tamoios, Segundo Distrito.
No ofício, a Prefeitura cobra da AGENERSA a ampliação da rede de Tamoios e a antecipação dessas obras que terão início neste ano, mas têm término previsto apenas para 2019. Entre as justificativas para a ação antecipada, estão o crescimento do distrito, que hoje tem cerca de 56 mil habitantes em seus 300 quilômetros quadrados de área e o franco crescimento econômico identificado no local.
O documento enviado à AGENERSA foi elaborado após resposta da Prolagos, em 22 de maio, também por meio de documento oficial, à solicitação emergencial feita pela Prefeitura. Na resposta da Concessionária de água e esgoto, está a justificativa de que a previsão das obras, de acordo com o Contrato de Concessão 04/96, é regulada pela Agência e que qualquer mudança de cronograma depende somente do órgão máximo de regulação. A Prefeitura aguarda, agora, a resposta oficial da AGENERSA à solicitação.


Viviane Teixeira

Araruama realiza semana de combate às drogas




            A Prefeitura Municipal de Araruama vai realizar entre os dias 25 e 29 de junho a “Semana de Combate às Drogas e Valorização da Vida”.  “O objetivo deste trabalho será chamar a atenção para os problemas envolvendo as drogas, e suas consequências para os usuários,  familiares e sociedade”, explicou o Coronel Marco Aurélio Vollmer, secretário municipal de Segurança Pública.

Durante a semana serão realizadas palestras, debates, peças de teatro e exibição de filmes nas escolas municipais : Professor Pedro Paulo Pimentel,  André Gomes, Professor Nair Valadares,  Bruno Nametala e Sinval Pinto de Figueiredo.

As atividades serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA), Conselho Tutelar, Coordenadoria da Juventude, Secretaria Municipal de Saúde, Pastoral da Sobriedade, Coordenadoria da Mulher, Conselho de Segurança e Coordenadoria da Saúde Coletiva, que pretendem organizar um calendário anual fixo de palestras nas escolas.

Fim de semana tem arraiá, teatro e exposição de carros antigos em Araruama



 Para espantar o frio do inverno que acaba de chegar, o fim de semana, em Araruama, terá uma variada programação, que começa hoje, das 18 às 22 horas, com o tradicional Arraiá da Cultura, que prossegue até domingo na Praça Antonio Raposo, sempre no mesmo horário. Além de dança caipira, a festa também terá barracas de comidas e bebidas típicas, prendas e muito forró pra esquentar a noite.
Também no sábado, às 18 horas, o Teatro Municipal de Araruama (na Praça Antonio Raposo) apresenta o espetáculo “A comédia dos sexos”, do grupo Teatrama (http://www.teatrama.com.br/). Um dos primeiros grandes sucessos do grupo, a peça garante boas gargalhadas ao abordar a complicada relação entre homens e mulheres. A identificação é imediata e a diversão garantida.
No domingo a diversão começa cedo, ao meio-dia, com visita de carros antigos do Nictheroy Clube de Veículos no Museu Arqueológico de Araruama (RJ-124, km 27, Aurora). A previsão é de que a mostra permaneça na cidade somente até às 14 horas, partindo, em seguida, para outros municípios. E às 18 horas tem o espetáculo infantil “O dia em que a Cuca comeu a noite”, do grupo Teatrama, no Teatro Municipal. Inspirada na obra de Monteiro Lobato a peça conta a história do dia em que a Cuca devora a noite causando muita confusão entre os moradores da mata. Emília, a esperta boneca de pano, comanda uma divertida expedição para resgatar a lua e devolver a paz ao Sítio do Picapau Amarelo.

Cinema de graça abre a semana

Se engana quem acha que em Araruama a atração cultural movimenta, somente, os finais de semana. Na terça-feira (26), às 20 horas, tem cinema de graça no Teatro Municipal através do projeto Tutano Filmes Clube. Em cartaz o filme “Kika”, de Pedro Almodóvar. A comédia dramática, de 1993, conta a história de Kika, uma maquiadora alegre e de bem com a vida, que um dia é chamada para maquiar um defunto que, na verdade, está vivo. Os dois se apaixonam, vão morar juntos, e começam a viver uma história de muitas confusões. Censura 14 anos.

DIA
HORÁRIO
ATRAÇÕES
LOCAL
23
SAB
18h às 22h
Festa Junina Tradicional
Praça Antônio Raposo
18h
A comédia dos sexos
R$ 20 e meia R$ 10
Classificação Livre
Teatro Municipal
24
DOM
12h às 14h
Visita de carros antigos,
Nictheroy Clube de Veículos
Museu Arqueológico
18h às 22h
Festa Junina Tradicional
Praça Antonio Raposo
18h
O dia em que a Cuca comeu a noite
R$ 20 e meia R$ 10
Classificação Livre
Teatro Municipal
26
TER
20h
Tutano Filme Clube
Filme: Kika
Pedro Almodóvar
Classificação 14 anos - Entrada Franca
Teatro Municipal